* Da Redação
Guarapuava – Pela primeira vez desde o seu afastamento judicial do cargo de secretário Executivo da Prefeitura de Guarapuava, o vereador Edony Klüber quebrou o silêncio e se manifestou sobre o caso. (LEIA AQUI SOBRE A OPERAÇÃO FANTASMA II).
Edony encaminhou para a redação da Rede Sul de Notícias uma “Carta aberta ao povo de Guarapuava”. No texto, Edony aponta sua base familiar, seus princípios éticos e morais e diz que o tempo vai esclarecer o caso em que foi envolvido.
O vereador também destaca que todas as suas ações enquanto presidente do Legislativo, entre 2013 e 2014, foram pautadas e embasadas na lei.
CONFIRA A CARTA, NA ÍNTEGRA:
Carta ao povo de Guarapuava
Estou na política há bastante tempo, exercendo diferentes mandatos e funções públicas. Faço isso movido basicamente pela vontade de me sentir útil à comunidade, de deixar um legado para a minha cidade e pelo desejo de chegar ao fim da vida terrena podendo dizer a mim mesmo, tal como preconizado pelo apóstolo Paulo que “combati o bom combate e guardei a fé”, ainda que desprovido santidade alguma, humano e limitado que sou.
A politica é muito mais que um exercício de vaidade. É também a atividade humana que melhor e mais completamente expressa a nossa civilização. Sem a politica para qualificar e mediar os interesses e conflitos, os grupos humanos não passariam de meros agrupamentos animalescos, sujeito ao império de bruto sobre o debilitado, do ardiloso sobre o integro, do desleal sobre o de boa fé e do violento sobre o pacífico. Talvez seja por isso que o senso comum veja a politica de forma tão negativa, exatamente porque ela expressa todas as contradições da natureza humana.
Não tenho, todavia, a pretensão de falar de grandes teorias políticas ou sociológicas e nem de saberes da macro política. Limito-me em falar no universo dos familiares, dos amigos, da comunidade e em algum grau da minha cidade de Guarapuava.
Sempre que posso atendo pedidos daqueles que me procuram, e quando preciso não me envergonho de pedir em nome dessas pessoas, favores a outros. Sempre haverá alguém disposto a ouvir generosamente o apelo de um amigo, ainda que eventualmente não possa ou não lhe seja permitido atender, e sempre haverá alguém a quem eu possa dar algum conforto e atenção. Esse é o cotidiano de quem se coloca a disposição da família, dos amigos e da comunidade.
Cabe uma profunda reflexão sobre o momento de transformação pelo qual passa o entendimento da atuação politica. Aquilo que parecia ser uma nobre função dos agentes políticos como interceder em favor de alguém que muitas vezes não sabe em qual secretaria, departamento, ou a quem recorrer para resolver algum problema, conseguir algum benefício que nada mais é do que um direito seu, muitas vezes recorre à um vereador para ajuda-lo e que em muitas situações o vereador vai em busca de atender aquela solicitação. Acontece que aos olhos da justiça isso é crime, que ao fazer isso o político esta praticando atos ilícitos para obter vantagens.
Nasci no seio de uma família de princípios muito rígidos. Meus pais, embora pessoas simples sem uma formação escolar elevada passaram para os filhos uma educação pautada nos valores que cultivavam. Meu caráter foi formado desde muito pequeno dentro de valores éticos e de honestidade, respeitando o que era dos outros, trazendo a nota e prestando contas do troco quando ia ao armazém comprar alguma coisa. Para mim ser honesto é um principio de vida não passa de uma obrigação e é desta forma que sempre me comportei. Tenho a minha consciência muito tranquila que tudo que fiz na gestão da Câmara Municipal foi com base em leis, resoluções e atos formais, com a mais profunda transparência e com certeza tudo será esclarecido no andamento do processo.
Tenho profundo respeito e admiração pelo trabalho que o Ministério Público e o Poder Judiciário vêm fazendo em nosso país no combate implacável a corrupção, apoio e defendo, porque entendo que é dessa forma que transformaremos o nosso país em um lugar mais justo e igualitário para nossos filhos, netos e futuras gerações.
Peço desculpas a todos os cidadãos de bem da nossa querida Guarapuava por ter motivado noticias negativas sobre a nossa cidade, jamais imaginei ou tive a intenção de ocasionar tais acontecimentos. Aos meus amigos e familiares que me conhecem e que acompanham a forma que sempre trabalhei, quero afirmar que tenho a minha consciência muito tranquila e a certeza que tudo será esclarecido. Deixo à disposição a quebra do meu sigilo bancário, pois confio na justiça e acima de tudo na justiça divina.
“LUTAR SEMPRE, VENCER QUEM SABE, DESISTIR JAMAIS.”
EDONY ANTÔNIO KLÜBER